top of page

88 outras verdades que aprendi sobre a vida

O Raptitude, de David Cain, é um dos meus blogs preferidos. Seu slogan é “Getting better at being human”, o que de certa forma é o que desejo a mim, ao escrever meu próprio blog, e a meus leitores, ao lerem-no.

Na faculdade, todo semestre temos uma atividade em que precisamos descrever um momento da prática como estudante de medicina em que ficamos diante de um dilema comportamental. Por exemplo, aquela vez em que tínhamos que fazer um exame ginecológico, mas a moça estava desconfortável conosco. Depois, temos que refletir sobre a situação e nossa atitude em relação a ela. Por fim, devemos buscar literatura científica que nos ajude a decidir qual seria a atitude correta naquele contexto. É o portfólio reflexivo.

No quarto período, eu escrevi sobre uma discussão que eu tive não com um paciente, mas com um professor, em sala de aula (na época não havia a exigência de ser um momento da prática, bastava ser um momento do curso). Como base de minha reflexão, citei David Cain, ao invés de um artigo científico; afinal, ele entende muito de interações humanas. Também citei Charlie Brown Jr.

Foi o meu melhor portfólio até hoje, o único em que legitimamente refleti sobre minha conduta. Eu escrevi apaixonadamente, e realmente acho que cresci enquanto escrevia.

Também foi o portfólio que me rendeu a pior nota. Eu quase reprovei por causa dele.

Eu não entendo por que um trabalho científico teria insights melhores sobre as relações humanas do que um cara qualquer. Ser uma pessoa melhor não tem nada a ver com ciência.

Esta é a segunda tradução do Raptitude neste blog. A primeira está aqui.

Com vocês, mais 88, digo, 87 verdades de David Cain:

1. Crescer significa fazer coisas que são difíceis para você neste momento. Não há outro caminho.

2. Os jornais não mostram o mundo como ele é. Eles mostram qualquer coisa que fará você continuar vendo jornais.

3. Utensílios e ferramentas de metal custam mais caro, mas duram pelo menos vinte vezes mais do que os de plástico.

4. Bons ouvintes são raros. Quando achar um, mantenha-o em sua vida. E retribua.

5. Ninguém lhe vê como você se vê, o que é provavelmente um alívio.

6. Geralmente ninguém quer fazer decisões pelo grupo. Todos gostam da pessoa que se dispõe a propor um horário ou lugar.

7. Toda geração acha que a geração que veio antes dela e a que veio depois são as piores.

8. Por alguma razão, no mundo inteiro seres humanos estão dispostos a gastar enormes quantias de tempo e dinheiro em álcool.

9. Praticamente todas as fotos casuais ficariam melhores simplesmente aproximando a câmera. Você não precisa pegar as pessoas de corpo inteiro.

10. Você não conhece realmente uma pessoa até você saber qual é a coisa contra a qual eles mais lutam.

11. Até não muito tempo atrás, era bem difícil para pessoas normais conseguir chá, açúcar e temperos. Mas eles continuam tão deliciosos quanto antes. Aproveite!

12. Se você passasse uma semana anotando como você realmente gasta suas horas acordado, você provavelmente ficaria chocado.

13. Manter amizades dá trabalho, e é possível que a outra pessoa esteja fazendo todo o esforço.

14. Um jeito de adicionar horas à sua semana e meses à sua vida é colocando o celular a uma distância de mais de um braço.

15. Para avançar em algo, muitas vezes você só precisa continuar tentando um pouco mais do que normalmente faz. Mesmo por apenas cinco ou dez minutos.

16. Você pode se aposentar uma ou duas décadas mais cedo se entender juros compostos e o valor a longo prazo de suas compras.

17. É quase impossível convencer alguém de algo depois que eles veem você como alguém "do outro time".

18. [O autor removeu este item: "This one needs more research"].

19. Muitas vezes nos convencemos de que temos menos liberdade do que realmente temos para que não sejamos os responsáveis por fazer a coisa certa.

20. Ouvir blues realmente ajuda quando você está melancólico. [orig.: Listening to the blues really does help when you have the blues]

21. Eu falei isto da última vez, mas para recordar: vale a pena tentar de novo comidas das quais você não gostou na primeira vez.

22. Todos temos vieses inconscientes, inclusive alguns terríveis sobre raça, classe e gênero. Não acredite em alguém que diz que não tem nenhum.

23. Todos estamos pensando e ruminando praticamente o dia todo, e essa é a razão pela qual estamos constantemente buscando atividades que nos livrem disso, como música, TV, bebida, sexo e esportes.

24. O amor romântico talvez seja uma invenção bem recente, então não se sinta inadequado se sua experiência não seguir a receita.

25. Quando você para de fumar você percebe imediatamente quão malcheiroso você ficou todos aqueles anos.

26. A meditação diária pode de repente tornar óbvias as soluções para muitos de seus problemas.

27. "Zona de conforto" é um termo chato, mas com certeza útil. É o único local onde você pode achar soluções para o seus problemas mais antigos.

28. Tudo tem mais detalhes para serem vistos, caso você tire tempo para olhar mais de perto. Especialmente plantas.

29. A principal razão pela qual discutimos na internet é porque é prazeroso; mas nós gostamos de imaginar que é de alguma forma nobre ou útil. [N. do T.: como dizia Bezerra da Silva, "muito certo"]

30. "Aja como quer se sentir" realmente funciona muitas vezes.

31. Ninguém se arrepende de se tornar uma pessoa ativa e em forma.

32. Nossas crenças sobre certo e errado vêm principalmente de intuição e "sexto sentido", não lógica.

33. Nós evoluímos para passar dias sem comida. Pular uma refeição não deveria ser grande coisa, mas se você pular o almoço as pessoas vão achar que você tem um distúrbio alimentar.

34. New York City é um lugar bem agradável. Não morra sem visitar, se possível.

Manhattan vista do observatório da Freedom Tower, e um pedacinho do Queens.

35. Praticamente todos os álbuns duplos teriam sido melhores como álbuns simples. Exceto talvez The Wall.

36. Os efeitos da propaganda podem durar para sempre. Depois de duzentos anos, muita gente ainda acha que Maria Antonieta disse "que eles comam bolo". [N. do T.: Trata-se do mito de que a rainha da França respondeu isso ao ser dita que os pobres "não têm pão para comer". "Propaganda", em inglês, não tem exatamente o mesmo significado que a mesma palavra em português. "Advertisement", sim, seria traduzido para "propaganda", no sentido dos anúncios publicitários. "Propaganda", em inglês, geralmente se refere à transmissão de informação em massa com vieses ideológicos, com o objetivo de comover pessoas a alguma causa, e.g. propaganda nazista].

37. É muito libertador, depois de anos tentando parecer esperto, começar a admitir à vontade quando você está errado e quando você não faz ideia do que está falando.

38. Toda casa deveria ter um pé de babosa (aloe vera). Não espere até você se queimar para conseguir uma.

39. Todos vamos morrer, e isso é definitivamente uma coisa boa. Não seria terrível se tudo isto não tivesse fim? O mundo também ficaria muito cheio.

40. John Waters tinha alguma razão quando disse "se você for para casa com alguém, e essa pessoa não tiver livros, não transe com ela".

41. Votar é apenas um de muitos jeitos que os indivíduos têm para decidir o futuro da sociedade, e é um meio com pouca eficiência.

42. A capacidade de fazer boa arte depende bastante da disposição em fazer muita arte ruim nos intervalos entre uma e outra.

43. A gente tende a pensar mais nos eventos negativos do que nos positivos. Saber isso pode ser útil, caso você pense que há algo errado com você.

44. Uma definição decente de autoamor: "faça por você o que você gostaria que seus filhos fizessem por eles próprios".

45. Não fazer a cama de manhã diminui seu potencial pelo resto do dia.

46. Ter uma opinião defensável, em qualquer tópico que seja, requer muito trabalho. Principalmente leitura.

47. Tudo que você possui tem um efeito sobre sua psiquê. Menos coisas fazem uma mente menos perturbada, em geral.

48. Solteiros, se vocês querem melhorar um pouco a aparência da sua casa, plantas são uma boa ideia.

49. Nós somos todos ateus sob certo ponto de vista. Todo mundo nega a existência da maioria ou de todos os deuses que já foram propostos. [N. do T.: eu pessoalmente acho essa ideia uma profunda deturpação do termo "ateu"; trata-se mais de crer ou não no divino, independentemente de qual (ou quantas) divindade seja]

50. A fonte de notícias mais perspicaz dos Estados Unidos é o The Onion.

51. Conhecer ou ficar com os locais muda completamente a experiência de uma viagem.

52. O melhor e o pior da vida são as pessoas. Na maioria das vezes.

53. Ser excepcional em algo talvez seja apenas uma questão de aplicar a dica 15 em tudo que você faz.

54. Uma caminhada quase sempre muda o humor, pelo menos um pouco.

55. Uma qualidade que todo mundo acha atraente é competência, em absolutamente qualquer coisa. Experts são super sexy.

56. Nós provavelmente seríamos criaturas mais morais se admitíssemos o quão difícil é para nossa espécie praticar a justiça e a compaixão.

57. Mudanças de hábito duradouras sempre envolvem algum tipo de mudança de identidade. Correr todo dia deixa de ser tão difícil quando você começa a se sentir um corredor.

58. Para passar facilmente por calçadas movimentadas, fixe o olhar além da cabeça dos passantes e mantenha a velocidade. Eles sairão do caminho.

59. Não esconder que você está errado inspira mais respeito do que parecer estar sempre certo.

60. Nós somos todos egoístas, a níveis alarmantes. Se alguma vez você comprou um drinque, você deixou de comprar óculos ou remédio para uma criança miserável em algum lugar.

61. Seja lá quem for que tenha inventado o zíper, ele era um gênio porreta.

62. Quando uma festa se degenerou ao ponto das pessoas mostrarem a outras seus vídeos preferidos no celular, é hora de chamar um táxi.

63. As sociedades do futuro rirão de nós por cobrir com propaganda quase todo o espaço público disponível. [N. do T.: aqui, sim, "propaganda" substitui "advertising", no sentido de anúncios publicitários]

64. Outras pessoas normalmente podem ver soluções para seus problemas mais claramente do que você. Use isso a seu favor.

65. Medos ficam mais fortes quando você se esconde deles, e mais fracos quando você age apesar deles. Esta é uma simples regra que você pode seguir.

66. A maior parte da dificuldade de uma tarefa está concentrada no começo, então você acaba com ela rapidamente, a não ser que desista cedo demais.

67. Ouvir atentamente ao problema de alguém sem tentar resolvê-lo é uma habilidade muito querida, e vale a pena praticar.

68. Humanos são complexos demais para que tudo na vida deles aconteça calmamente ao mesmo tempo; é provavelmente normal que pelo menos algumas áreas estejam uma bagunça.

69. Muitas pessoas que você conhece então escondendo vícios, e você nunca adivinharia quem são.

70. Sempre haverá no mundo sofrimento bastante para te horrorizar milhões de vezes, então não vale a pena encanar com isso sempre que você não está fazendo nada a respeito.

71. Existe um tipo de prazer mesquinho que nós experimentamos ao ficarmos bravos e indignados, e muito frequentemente isso é a única coisa que ganhamos. [N. do T.: acho que é por isso que gostamos tanto de criticar políticos]

72. A maioria dos romances clássicos é fácil de ler, mas nós pensamos neles como difíceis e intragáveis por causa daqueles que lemos à força no ensino médio.

73. Existe um paradoxo entre facilidade e dificuldade; acostumar-se com coisas fáceis faz a vida difícil, enquanto fazer coisas difíceis deixa a vida fácil.

74. A postura tem um efeito previsível e imediato no humor.

75. Nossos objetivos devem melhorar nossa vida no curto prazo para que continuemos com eles até chegar às recompensas de longo prazo.

76. Pode ser muito libertador ver o momento presente como se fosse o início da sua vida. De certo modo, realmente é.

77. As pessoas gostam que peçamos por conselhos em suas áreas de expertise. E fazer isso também é bom para você, segundo a dica 64.

78. O quão livre você se sente em seu cotidiano depende muito da sua disposição em aguentar o desconforto quando ele vier. Isso pode ser praticado.

79. Você não precisa comer alface americana em um mundo com repolho, espinafre, rúcula e chicória. Diversifique!

80. Quando as vozes se exaltam, a comunicação acaba.

81. Até compras extravagantes de alta qualidade em um supermercado são bem mais baratas do que um jantar em um restaurante ruim, e ainda vai sobrar para o outro dia.

82. Pessoas que mentem para os outros na sua frente provavelmente mentiriam para você com a mesma facilidade.

83. Nós valorizamos concisão porque ela é imediatamente gratificante, e subvalorizamos complexidade e elaboração porque dão muito trabalho. Mas você deveria compartilhar este post mesmo assim.

84. Guardar segredos é muito difícil para quase todo mundo. Seu confidente geralmente confia em outra pessoa, achando que ela não fará a mesma coisa.

85. Nós costumamos achar que somos a pessoa que fomos até agora.

86. Autocrítica é difícil, mas mantém nossos padrões altos. Arte do pior tipo é feita por pessoas que acham que tudo que elas fazem é ótimo.

87. Nós sempre achamos que nosso problema mais atual será aquele que nos destruirá, mas até agora nenhum deles conseguiu. O mundo já desmoronou várias vezes.

88. Não se preocupe, não é só você que está louco (todo mundo está).

Este texto é uma tradução de 88 More Truths I’ve Learned About Life.

Autor: David Cain (Raptitude)

Tradução: Nícolas Teixeira Cabral


bottom of page