top of page

O rei que era gordo demais para ser rei

Este texto é uma tradução autorizada da resposta de Alberto Yagos à pergunta "What are some of the most interesting (to you) wars of succession in history?". Os "NT" são notas do tradutor.

Autor: Alberto Yagos.

Tradutor: Nícolas Teixeira Cabral.

Quais foram algumas das guerras de sucessão mais interessantes da história?

Foi uma pouco importante, mas eu gosto da sucessão complicada de Sancho I, o Gordo.

O rei foi deposto por ser gordo demais, e salvo por seus inimigos.

Sancho (935-966) era filho do segundo casamento de Ramiro II, rei de Leão (898-951). Ramiro era um guerreiro violento, apelidado O Diabo por seus inimigos. Ele governou com mão de ferro sobre seus nobres vassalos, mantendo-os unidos contra os muçulmanos, que ele saqueou diversas vezes.

Ele tinha um filho do primeiro casamento, Ordoño III (925-956), que era um guerreiro tão bom quanto seu pai.

Em 940, o rico conde de Castela, Fernán González, revoltou-se contra o rei de Leão. Suas esposas eram irmãs e ele pensou que aquilo faria dele um candidato ao trono. Ele teve dinheiro para contratar um grande exército, mas o Rei e seu filho o derrotaram na primeira batalha.

Fernán González foi feito prisioneiro e só libertado após renunciar a todos os seus direitos, prometendo fidelidade a Ramiro e dando sua filha para casar com Ordoño.

Um dos deveres de Fernán González era a educação do apático Sancho, segundo filho de Ramiro. O garoto havia vivido toda sua vida na cidade de Burgos e sabia muito pouco sobre o reino de seu pai.

Durante esses anos, ele se tornou morbidamente obeso, pesando mais de 220 quilos.

Em 953, agora com o brilhante Ordoño III rei de Leão, Fernán González tentou outra revolução (contra seu próprio genro). De acordo com Fernán, ele queria "recuperar os direitos de Sancho, seu pupilo".

Ordoño o derrotou. De novo.

Mas o Rei morreu de causas naturais em 956, e Sancho tornou-se rei de Leão. Uma de suas primeiras decisões foi declarar a própria independência de seu tutor, Fernán González, e fortalecer-se como rei.

O que o conde fez? Sim, revoltou-se de novo. Mas antes ele casou sua filha viúva com um primo de Sancho — também chamado Ordoño — e depois conseguiu o apoio de outros nobres que temiam Ramiro e seu filho, Ordoño III. Ele justificou sua traição dizendo que Sancho não poderia ser rei, porque era gordo demais: ele não conseguia andar a cavalo nem lutar, ele não conseguia andar direito e ele precisava de ajuda até para se levantar da cama. E ele não conseguia consumar seu casamento.

Em 957, Sancho I foi deposto sem guerra e feito prisioneiro em seu próprio castelo. Fernán González passou a reinar através seu novo genro, Ordoño IV, proclamado rei em 958.

Porém, de alguma forma (e deve ter sido uma cena daquelas), uma noite o rei deposto fugiu do castelo para Pamplona — 350 quilômetros para um homem que não podia andar a cavalo — onde sua avó, Toda, era rainha.

Quando a rainha viu seu neto tão gordo, ela mandou uma mensagem ao novo califa de Córdoba, Abderraman III, pedindo ajuda. Ainda que o califado tivesse lutado várias batalhas contra o pai de Sancho, ele enviou seu médico pessoal, Hasday Ibn Shaprut, o qual imediatamente recomendou levar o rei deposto para Córdoba para ser curado.

Sancho, a rainha Toda e seu filho, o rei de Navarra, mudaram-se para a cidade, onde ficaram por alguns meses.

Nos primeiros 40 dias, Sancho passou por um método muito agressivo de perda de peso: ele foi amarrado a uma cama e alimentado apenas com infusões e purgantes, enquanto massageavam seu corpo para que ele pudesse se mover depois de curado.

Após três ou quatro meses, o rei havia perdido metade de seu peso. Ele não era burro e, nesse tempo, ele aprendeu muito sobre cultura árabe e negociou com Abderraman para conseguir um exército mercenário em troca de várias fortalezas na fronteira.

Em um cavalo, espada na mão, o rei retornou a Leão em 959. Seu primo, Ordoño IV, havia matado e cometido injustiças contra vários vassalos, então quando Sancho passou marchando à frente de um exército árabe, as cidades se renderam a ele uma após a outra, sem lutar. Em 960, ele depôs Ordoño IV.

O ex-rei fugiu apenas com a roupa do próprio corpo e tentou obter o apoio de Abderraman III contra Sancho I, mas o califa permaneceu fiel e Ordoño desapareceu da história.

Sancho teve dois filhos e reinou por mais seis anos, até 966, quando Sisando III, bispo de Iria Flávia (Galiza), revoltou-se contra ele. Com a ajuda de Fernán González. Mas o rei havia mudado muito e, depois de uma rápida campanha, ele os derrotou.

Durante as conferências de paz, o conde González deu a Sancho uma maçã, que o rei comeu. Imediatamente ele ficou muito doente. Sabendo que fora envenenado, ele tentou retornar a Leão, mas morreu três dias depois, no caminho.

Seu filho, Ramiro III, sucedeu-o no trono.

Estátua de Fernán González, um sobrevivente.


bottom of page