top of page

Onze de Setembro

Este texto é uma tradução adaptada e autorizada da resposta de Jared Yuster à pergunta "Are there any survivors of 9/11 on Quora?".

Autor: Jared Yuster.

Tradutor: Nícolas Teixeira Cabral.

Tem algum sobrevivente do Onze de Setembro no Quora?

Eu estava no 37º andar da Torre Norte do World Trade Center, em uma sala de conferências com dois colegas, discutindo sobre um problema técnico. Era um dia realmente e lindamente perfeito de setembro.

Quando o avião bateu, pareceu que uma bomba gigante havia estourado acima de nós, e todos sentimos o prédio balançar. Muito.

Houve algum pânico a princípio, mas na maior parte do tempo as pessoas estavam suficientemente calmas, e seguiram para as escadas. Conseguíamos ver os escombros caindo do lado de fora da janela.

As escadas eram um tanto estreitas, e levou algum tempo para descermos todo o caminho até o lobby, em parte porque os bombeiros estavam subindo, enquanto descíamos. Ao contrário do que aparece nos filmes de Hollywood, as pessoas não estavam passando por cima das outras. Elas estavam assustadas, mas mantiveram o respeito àqueles ao seu redor.

Quase todos os meus colegas sobreviveram, exceto um. Porém, eu tinha quatro amigos trabalhando em andares mais altos que não sobreviveram. Eu acho que nenhum dos bombeiros que eu vi subindo as escadas sobreviveu tampouco.

O lobby estava cheio de fragmentos de mármore, vidro e pessoas. Consegui sair do prédio e chegar à [rua] Maiden Lane antes da Torre Sul desmoronar, e consegui abrigo no lobby de um prédio, ficando protegido da nuvem de cinzas que, agora eu sei, foi a causa da morte de muitas pessoas por doenças respiratórias.

Eu não consegui ir para minha casa em Staten Island, então caminhei até Midtown e fiquei com alguns amigos que moravam lá, inclusive um que estava no Deutsche Bank, a apenas dois quarteirões das torres do WTC (o prédio foi seriamente danificado e por fim demolido).

Os arquitetos dessas construções salvaram minha vida. Eles permaneceram por muito, muito tempo queimando cargas de combustível para derreter as fundações de aço do prédio.

Também foi sorte ter acontecido às 08:50 da manhã.

Havia cerca de 17 mil pessoas nas duas torres. Cerca de trinta minutos mais tarde, haveria muito mais, e eu acho que o número de mortos teria sido muito maior, pois a evacuação teria sido muito mais lenta.

Figura por Greg Seminger.


bottom of page